terça-feira, 15 de outubro de 2013

Eu, Robô (Isaac Asimov)



Bom, como já disse, estou relendo a série do Eragon para escrever sobre ela por aqui. Mas entre o primeiro e o segundo livro, me ofereceram um livro emprestado e eu decidi ler, para ter o que postar por aqui. Espero que gostem!



Uma visão geral:
O livro de Isaac Asimov é o que deu origem ao filme de mesmo nome, do diretor Alex Proyas lançado e distribuido pela 20th Fox Century no ano de 2004. Li pensando que a história do livro seria exatamente igual a do filme, como costuma ser geralmente. Mas fiquei impressionada pois apesar de possuírem semelhanças, o livro e o filme são bastante diferentes. O livro conta a história de uma empresa especializada em robótica, em um futuro já não tão distante de nós como era do autor. A U.S. Robos, como é chamada a empresa é uma empresa de renome mundial, e o livro passa-se através de uma conversa da diretora desta empresa com um repórter que quer escrever uma matéria sobre ela comemorando o seu aniversário. Durante a entrevista, a diretora conta diversas histórias da empresa, e da forma como as leis da robótica (criadas pelo autor) podem ser subentendidas e reformuladas, dependendo daquilo ou da perspectiva em que se observa os fatos.

Uma citação:
"...um ser humano diante de uma impossibilidade frequentemente reage com uma fuga da realidade: entrando num mundo de delírio, ou se embriagando, ou se tornando histérico ou pulando de uma ponte. E o resultado é o mesmo: uma recusa ou incapacidade de enfrentar a situação de frente." - pg. 215

Um comentário:
Achei muito interessante este livro, principalmente vendo que o autor escreveu quando a informática ainda estava longe de alcançar os níveis em que estamos hoje. É engraçado observar que muitas das 'invenções mirabolantes' que o autor cita em seu livro hoje existem de verdade, e pensar mais uma vez sobre o futuro que esse grande avanço da tecnologia pode nos levar. Gostei muito do primeiro e do penúltimo capítulo do livro, apesar de ter gostado bastante dos outros contos que foram apresentados no livro. Era interessante perceber como as leis da robótica criadas pelo autor podiam ser entendidas de formas diferenciadas, e nas com sequencias que estes entendimentos traziam para os pesquisadores da U.S. Robos que deveriam resolver os "problemas" que as máquinas apresentavam. Além disso, é interessante ver como o autor cria conflitos dentro do seu livro mas sem fugir para as máquinas monstro que muitas vezes eram apresentadas antes da criação de suas leis, e acho interessante entender finalmente de onde surgiu essa diferenciação no gênero do futurismo e das histórias de robôs. O autor foi realmente um gênio ao criar esse novo mundo que agora está cada vez mais próximo de nós, da nova geração.

Um surto pessoal: (Para depois da leitura - contém spoilers!!!)
Gostei muito do primeiro capítulo do livro, e não pude deixar de lembrar da babá robô que o Japão lançou já ha alguns anos. É engraçado perceber não somente neste ponto do livro mas em muitos outros que a realidade inventada pelo autor faz parte de nossas vidas (mesmo que não diretamente, já que não somos ricos para comprar os modelos de robôs lançados no mercado) e pensar em como a tecnologia vem realmente avançando rapidamente. É claro que muito do que o autor cita, como a inteligencia artificial em níveis tão altos ainda está distante de acontecer, e que a vida em outros planetas de populações de seres humanos também não parece tão próxima, mas mesmo assim podemos ver varias das criações dele nas noticias de tecnologia, caso nos interessemos nisso (eu me interesso bastante, e acabo lendo as noticias das novas tecnologias que surgem sempre que possível). É interessante perceber que a tecnologia vem avançando procurando cada vez mais melhorar a vida dos seres humanos, mas também refletir sobre as consequências que esta adequação dos robôs para servir os humanos também tem limites muito delicados. É um livro muito interessante para ler e refletir, e apesar de eu não ter gostado muito no início, não me arrependi de ter terminado a leitura. Para quem se interessa nesse tipo de literatura, é uma boa dica de leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

 
;